segunda-feira, 11 de junho de 2012

Despedida de Felipe Nascimento da coordenação diocesana dos Coroinhas


Quero primeiramente agradecer a Deus , pelos meus quase 12 anos de serviço ao Altar e a todos que me ajudaram a desempenhá-lo desde Felipe Dias dos Santos, que foi o meu formador, passando por Maicon Amaral até chegar a minha gestão em 2006. De modo especial, quero agradecer ao meu amigo Marcos Leandro Rodriguez da Rosa que sempre me acompanhou e me ajudou nos altos e baixos da batalha. Naquele dia 14 de Abril de 2007, ele e eu fomos conversar com Dom José Mário no Centro de Pastoral e fundamos oficialmente a Pastoral dos Coroinhas da Diocese do Rio Grande. 


Infelizmente nem tudo foram flores durante estes 5 anos, mas olhando hoje para trás VALEU, VALEU MESMO! CADA CONVERSA, CADA BRIGA, CADA ESFORÇO POR JESUS NA EUCARISTIA. Quero agradecer a dona Matildes Mello que com amor e carinho sempre fez as minhas túnicas. De modo especial agradeço a Amélia Troina, Mileni Ferreira, Anieli Modernel e a dona Enilda, da São Vicente que sempre apostaram nos Coroinhas. Os frutos estão aí: Felipe Botelho é o novo coordenador diocesano. Acredito que ele não vai deixar a "peteca" cair. Tenho fé que eles continuarão testemunhando. SER COROINHA É BOM DEMAIS! Mas que pena que este tempo está acabando.


Deixei a Pastoral dos Coroinhas para me dedicar a minha nova missão na Igreja: a assessoria da Pastoral da Comunicação da Diocese do Rio Grande, quando fui nomeado em fevereiro deste ano, passei a procurar nomes possíveis para me substituir neste encargo. Após exaustivas conversas e reflexões, Felipe Botelho aceitou a missão de comandar o exército dos Coroinhas. Rezemos por ele!


Deixo aqui, o meu apelo que fiz na Missa da minha despedida e da posse do Felipe na Igreja da Conceição aos padres e aos leigos: "acolham os Coroinhas como filhos da Igreja, não como concorrentes no Altar". A Liturgia, o futuro da Igreja pertence a eles! Vamos apoiá-los e caminhar com eles. 


Quero agradecer a Igreja da Conceição que escancarou as portas para a Pastoral dos Coroinhas, pelas belíssimas celebrações litúrgicas que ali ocorrem e por não haverem impedido a nossa participação. A eles o nosso muito obrigado!


Por fim, agradeço as pessoas importantes que entraram na minha vida, especialmente o Irmão Francisco Lucas de Oliveira, exemplo maior de humildade e santidade; do sacristão Joaquim, velho amigo; da Rosemeri Tomaz Nunes, minha segunda mãe; dos Freis Davi, Canísio, Giribone (que está se recuperando de uma cirurgia), Luiz Maria e Geraldo (in memorian) e todos os meus colegas que serviram comigo ao Altar e hoje seguem suas vidas!
  De modo especial, o nosso Seminarista Victor Pucinelli que hoje cursa o 1º ano de Filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pelotas. Sua vocação é fruto do serviço ao Altar!



Permaneço no serviço do altar até a comemoração do centenário da Paróquia do Carmo no dia 1º de Novembro. Até lá, teremos o Cerimonial de Vestição dos novos Coroinhas e a escolha de um novo coordenador paroquial. Após essa data, desempenharei uma nova função na liturgia: o canto litúrgico e o toque do órgão, para animar as nossas celebrações.

Como o Beato João Paulo II, digo: “A TODOS EU AGRADEÇO, A TODOS PEÇO PERDÃO”! Que São Tarcísio, Mártir da Eucaristia e patrono dos Acólitos e Beato Adílio, Amigo de Deus; São Domingos Sávio, São Luiz Gonzaga, Santa Bárbara e Santa Maria Goretti intercedam pelos nossos servos do Altar e que Maria, Rainha dos Anjos nos proteja. Amém!


Do Irmão vosso em Cristo,



Felipe Silva do Nascimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário